Nosso planeta é um organismo vivo e como tal sofre se qualquer um de seus órgãos estiver doente. Por isso, o desrespeito à natureza e a indiferença à desigualdade social é uma forma de autodestruição. Com os avanços tecnológicos o caso se tronou mais evidente. Hoje, os impactos de uma crise econômica ou de um desastre ambiental podem ser refletidos em todo mundo.
Aquecimento global, poluição, desmatamento, enchentes e furacões. Essas palavras já fazem parte de nossos noticiários diário, mas muitos ainda não se deram conta que quase 90% desses desequilíbrios são causados pela atividade humana. Diante de todo esse cenário, não há dúvidas de que vivemos uma crise ambiental.
A idéia de desenvolvimento a todo custo orienta a sociedade até hoje, mas os sinais de que ela precisa ser revista são claros. Como alternativa a esse modelo surge o desenvolvimento sustentável, cuja proposta é atender as necessidades da população atual, sem comprometer as das gerações futuras.
E antes de se tornar uma prática de uma nação ou do mundo, é preciso que cada indivíduo desenvolva a sustentabilidade com competência. Pois sustentar significa cuidar, que interagem à cooperação, responsabilidade e sensibilidade, valores estes que contrariam o pensamento vigente, mas que são essenciais para a recuperação dos indivíduos e do ambiente que os cercam.
A sustentabilidade é um grande desafio, pois exige uma mudança radical no modo de pensar e agir. Precisamos ter claro quem somos e nosso papel na sociedade, e como influenciamos os demais.
E já que todos nós sabemos o que precisa ser feito, que tal começarmos agora a mudar nossos hábitos? Evitar desperdícios de toda espécie, interagir com as pessoas nas comunidades que fazemos parte, a fim de buscar soluções criativas para aperfeiçoar o uso dos recursos naturais são algumas das possibilidades ao nosso alcance.
Dez dicas para salvar o planeta
1. Economize e reutilize água
2. Diminua a quantidade de lixo que você produz todo dia
3. Não jogue lixo nas ruas, rios ou em qualquer outro lugar
4. Faça a coleta seletiva e reciclagem
5. Deixe o carro na garagem e use a bicicleta para pequenas distâncias
6. Se possível opte pelo transporte coletivo ou dê carona
7. Não jogue óleo de fritura na pia
8. Desligue a luz onde ela não for necessária
9. Evite banhos demorados
10. Estimule as pessoas à sua volta a terem mais consciência ecológica, repassando todas essas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário